Notícias

Qual o final de "O Quadro na Parede"?

26/08/2019 / Jacira Fagundes

Há um vídeo circulando  no facebook  que traz a atividade  que desenvolvi na Escola EstadualAffonso Wolf, do município de  Dois Irmãos, onde estive recentemente.

Conversei com alunos que haviam tido contato com meu livro “O quadro na parede” em suas atividades de classe junto à professora da turma. Foram muitas as perguntas que se desenrolaram, mas a turma tinha uma pergunta em especial que  repito agora:  Qual o final de “O Quadro na Parede”

Resisti à insistência.  Mas fiz algumas insinuações e deixei  que se desencadeassem   alternativas de possíveis finais.  Muita  coisa ficou no ar. Gostaram da brincadeira. Mas a profe  prometeu que retornariam à leitura em classe e alguns deles adquiriram o livro. Não quiserem esperar.

Estes momentos de encontro com o público leitor – crianças e adolescentes em especial – fazem o apogeu do escritor.  Ali, naqueles minutos de bate-papo, somos eu e eles,  velhos conhecidos.  À nossa frente, a história de Alice e o Bebê do quadro na parede,  saía das páginas do livro e irrompia no universo – fantástico, livre, pleno de expectativas e verdadeiro.  Vivenciar a fantasia é o que interessa. E  a personagem Alice  precisava ser desvendada.  Com certeza, eles foram, de livro em punho, desvendar o final.

Fica o meu reconhecimento à Escola Affonso Wolf, que recebeu nosso grupo de escritores com muito carinho. Agradeço à Direção e aos Professores – grandes incentivadores e organizadores – aos  queridos alunos que nos ouviram e nos aplaudiram e ainda apresentaram trabalhos resultantes  das leituras.  Pela belíssima  Feira Literária da Escola, meu  Muito Obrigada!